Prefeitura de Arraias inaugura Escola na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso em parceria com o Governo do Estado

Você está aqui: Página inicial > Notícias> Prefeitura de Arraias inaugura Escola na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso em parceria com o Governo do Estado
Visualização: [views count='1' print='1']

Prefeitura de Arraias e Governo do Estado inauguram a primeira escola do Tocantins com capacidade de atendimento desde creche até ensino médio em comunidade quilombola.

Após uma luta de 16 anos, a comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, celebra a inauguração da Escola Municipal Polo Matas. Esta conquista é fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Arraias e o Governo do Estado do Tocantins, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com articulação da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot).

A Escola Municipal Polo Matas será responsável por atender desde a creche até o ensino médio. Esta iniciativa, que visa suprir uma demanda antiga da comunidade, foi liderada pela Prefeitura de Arraias, que iniciou a construção em 2008 com recursos do Governo Federal.

A conclusão da obra, que conta com seis salas de aula, foi possível graças à determinação da Prefeitura, que não mediu esforços para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos da região. A união entre o estado e o município foi fundamental para que este projeto se tornasse uma realidade.

O prefeito de Arraias, Herman Gomes, enfatizou a importância deste momento simbólico: “A entrega dessa escola para a comunidade é a realização de um sonho antigo. A própria comunidade doou o terreno. É uma parceria que finalmente deu certo. Só temos a agradecer ao  governador Wanderlei Barbosa que prontamente nos atendeu nessa união. E agora a escola tem a estrutura para atender a rede estadual e municipal. E isso é gestão.”, avaliou.

Esta inauguração representa não apenas uma vitória para a Comunidade Kalunga do Mimoso, mas também uma conquista para todos os povos quilombolas do Tocantins e do Brasil, que há muito tempo foram excluídos da educação.

Acesso Rápido ao Portal da Transparência

Acesso rápido aos principais links do portal da transparência. Clique aqui para acessar todos os links

Sabia que você, como cidadão, pode ter acesso a qualquer informação pública* relativa à gestão administrativa do seu município?

Pular para o conteúdo