Rua 02, Setor Arnaldo Prieto

(63) 3653-1370 | 3653-1541

Seg - Sex 08:00 as 12:00 | 14:00 as 18:00

História do Município

Arraias
 
Fundação: 1740
Aniversário: 01 de Agosto
Gentílico: Arraiano
População: 11 551 hab. (2010)
Área: 5.786,844 km²

História

Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás-Velho, antiga capital do estado de Goiás.

 

Geografia
Localizada no sudeste do estado do Tocantins, é conhecida como “Cidade das Colinas”, pois está cercada por muitas destas formações. Com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do estado do Tocantins e a segunda cidade mais alta da Região Norte do Brasil, sendo superada apenas pelo município de Pacaraima (RR). Apesar de Arraias ser a cidade com a maior altitude média do Tocantins, há alguns bairros (ou setores) da cidade de Dianópolis que são mais altos do que a parte mais baixa da cidade. O Setor Buritizinho, localizado na parte noroeste da cidade, é o bairro mais alto de todo o estado. Considerando-se todas as localidades da Região Norte do Brasil, há no entanto algumas aldeias indígenas e povoados que são ainda mais altos do que Arraias e Pacaraima (RR), inclusive no estado do Tocantins (Povoado Baliza, em Paranã).

 

Turismo
O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.

Portal da Transparência

O Acesso à informação tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. 

Sabia que você, como cidadão, pode ter acesso a qualquer informação pública* relativa à gestão administrativa do seu município?